As oficinas de DTD constituem o ápice do aprendizado dos alunos. Nelas
os alunos irão demonstrar articulação entre teoria e prática apresentando
arquivisticamente, para um público não especializado, documento(s)/arquivo(s). O prática pedagógica começou no semestre 01/2013 e está melhor indicado aqui.
As apresentações deverão englobar os seguintes aspectos (não
necessariamente nessa ordem):
- brevíssima introdução ao que é arquivologia para o público leigo;
- explicação do conjunto documental/espécie(s) escolhido(s) pelo grupo
(recorrer à diplomática);
- contextualização arquivística (aplicação de tipologia documental,
esclarecendo a função arquivística que seria referência para a classificação);
- problematização para instigar/interagir com o público;
- fazer um instrumento de controle dos visitantes da oficina que permita
identificar a área de formação de cada um.
Acompanhamento e avaliação ocorrerão nas seguintes etapas:
- definição do escopo do grupo (feito desde a criação do blog);
- detalhamento/aprofundamento ao longo das aulas;
- apresentação prévia das oficinas, em atividade de aula;
- ajustes após comentários iniciais e entrega de roteiro;
- apresentação aberta das oficinas em espaço público da UnB;
- elaboração de oficina virtual capaz de replicar a apresentação aberta
em ambiente web;
- elaboração de relatório final, de acordo com instruções específicas.
Recomendações gerais:
- elaborar oficinas dinâmicas, que envolvam o público;
- não ultrapassar 10 min. por apresentação para não cansar o público;
- entregar ou disponibilizar roteiro do que será abordado;
- entregar, ao final, algum elemento que remeta às oficinas, com a url
do blog do grupo (ex. folheto, brinde etc);
- não entregar brindes que não tenham relação com o foco do grupo;
- utilizar mais elementos visuais do que textuais;
- deixar claro qual é o arquivo que está sendo focalizado, função(ões)
e respectiva(s) série(s);
- não esquecer que o foco é a tipologia.
Bons exemplos de grupos anteriores:
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