Gira-gira (ou Ciranda-cirandinha)

Copiado de http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html

A atividade consiste em responder uma pergunta sobre um texto e, na sequência, fazer uma nova pergunta. Os alunos se organizam de tal sorte que o aluno 2, responde à pergunta do aluno 1 e lança uma nova pergunta, que será respondida pelo aluno 3 e assim sucessivamente.

O processo está melhor descrito em (Lopez, 2011, p. 84 - acesso aqui

Diversos exemplos podem ser vistos em http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/search?q=ciranda

As perguntas e respostas devem ser postadas diretamente no comando da atividade, no blog de tarefas.


Referência: 
LOPEZ, A. et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia Documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão do Conhecimento. João Pessoa, Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação, p. 86-99.

4 comentários:

  1. Resposta: O autor afirma que o arquivo é um operador que perverte o tempo e o transforma em espaço a construir. Esta máquina desempenha um papel fundamental em nossas escolhas futuras, para que não se repita os mesmos erros do passado. O documento de arquivo e uma das principais fontes para o pesquisador é, antes de mais nada, uma prova administrativa de determinada atividade.

    Pergunta: Segundo o autor os documentos não se resumem apenas a análise do pesquisador. Explique? (P.26)

    Beatriz Martins Rodrigues 16/0113849

    ResponderExcluir
  2. Resposta : São antes de tudo, os frutos, os meios, os testemunhos de determinadas funções e atividades desenvolvidas pelos seus produtores.

    Paulo Tarciso P. Valadares - matrícula 17/0043266

    Pergunta: Quais são as principais atividades dos arquivos que se destacam como fontes para a pesquisa histórica ? Explique ... (pag. 23)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir